Logótipo Próximo Futuro

El Loco y La Camisa

Encenador: Nelson Valente

Compañía Banfield Teatro Ensamble

M/12 (80')

Bilheteira: bilheteira@teatroaberto.com

Telefone da Bilheteira: (+351) 213 880 089

5 Set 2015 - 21:30 | 6 Set 2015 - 19:00 | 7 Set 2015 - 21:30

TEATRO ABERTO

Entrada 15 €

A partir do cruzamento entre um naturalismo austero e depurado e a construção de personagens arquetípicos, a dramaturgia desta obra aborda vários eixos temáticos que se entrelaçam: a loucura, a convivência familiar, a revelação da verdade e a violência doméstica. A encenação dispõe os espectadores dentro do espaço da representação, procurando aprofundar a proximidade entre público, atores e acção. “El loco y la camisa” cumpriu cinco temporadas ininterruptas em Buenos Aires, tournés internacionais e apresentações em festivais, tendo obtido prémios e excelentes criticas da imprensa especializada. Esta peça constitui, na atualidade, uma referência indiscutível do teatro independente argentino. Afirma o encenador, Nelson Valente: “Uma família esconde o seu louco de todas as formas possíveis. Esconde-o de fora e de dentro. Suprimi-lo seria o ideal. O louco torna-se amorfo e monstruoso, como um corpo dentro de um espartilho. A sua habilidade: condenado a dizer o que vê sem filtros."

El loco y la camisa

El loco y la camisa © Mariana Fossatti

Banfield Teatro Ensamble é uma companhia artística que se dedica à investigação cénica, criada em 1996. Várias produções foram apresentadas em festivais e salas de Buenos Aires e do interior da Argentina, premiadas e subsidiadas a nível local e nacional. A companhia representou a Argentina no Festival de Teatro Juvenil “PlayOff/06”, Alemanha, “Primer Encuentro de Teatro Iberoamericano en la Patagonia”, Chile; “Primer encuentro de Esquemas Asociativos Solidarios”, Venezuela; XI Festival Internacional de Teatro y Artes Escénicas “Máscaras del Tiempo”, Perú, sob o auspício da Secretaría de Cultura de la Nación; VI Festival Internacional de Danza Contemporánea “Andanza”, Bolívia; Festival “ULLS Barcelona Cultura” e “Festival Internacional de Tarragona”, Espanha. No primeiro andar do Complejo localiza-se a Escuela de Arte que conta com quatro salas de aula de um laboratório de fotografia.

A proposta da Escuela de Arte del Complejo Cultural Banfield Teatro Ensamble declarado de Interesse Cultural Local, contou com o apoio da Dirección Nacional de la Juventud (DINAJU), do Instituto Nacional de Teatro (INT), do Fondo Nacional de las Artes e da Secretaría de Cultura de la Nación.